Moradores do bairro São Joaquim foram beneficiados na noite da última quinta-feira com a implantação do Núcleo de Inclusão Digital (NID), projeto este oriundo do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).
O projeto foi implantado, no Salão Comunitário Padre Tiago que fica localizado à Rua da Fraternidade, 74, disponibilizando para os moradores, 10 modernos computadores, os quais irão atender alunos a partir de 12 anos, com cursos básicos de informática, duas vezes na semana, sob a orientação de dois professores que atuarão em turnos diferentes.
Na solenidade de inauguração, marcaram presença a Presidente do IDECAN, professora Marlene Paiva, a Secretária Executiva do Instituto, Maria do Carmo Dornelas, o Presidente do Projeto Pró Moradia, Fernando Dias Rodrigues, os instrutores, Vanderléia e Marrony, além de representantes da comunidade, Jorge Evangelista, sr. Otacir, Oswaldo Couri e Fátima Moreira.
Durante os pronunciamentos a Presidente do IDECAN, Marlene Paiva, fez questão de ressaltar que o NID, nada tem a ver com política, nem se quer é vinculado aos governos municipal, estadual e federal, mas sim de uma iniciativa própria do IDECAN, que tem como missão, a promoção social de nossos jovens, ajudando-os na sua formação profissional.
O Presidente do Projeto Pró Moradia, Fernando Dias, disse que lá do céu, certamente o Padre Tiago estava feliz e abençoando esta ação do IDECAN.
Já a Diretora Executiva do IDECAN, Maria do Carmo, salientou que o São Joaquim era o terceiro bairro a receber o NID e que a comunidade deve zelar por esse bem, que muito irá contribuir na formação de jovens.
Após os pronunciamentos, autoridades cortaram a fita inauguração e o espaço foi aberto para a visita de moradores, os quais ficaram vislumbrados com a grandeza do projeto.