Hoje, pela manhã, fomos informado que haverá uma nova partida entre o Juventude e o Ribeiro Junqueira, para decidir o Campeonato da LEM, deste ano, eis que não teria havido segurança para levar o jogo de domingo passado até o fim, com a provável disputa em pênaltis.
Considerando que a decisão foi tomada pelas autoridades competentes e, mais ainda, foi aceita pelo Juventude, nada mais teríamos a declarar. Assim, deixemos o mérito da questão de lado. Se houve ou não segurança, aqui não vem ao caso. Nossa intenção é apenas narrar alguns fatos que presenciamos, tecer alguns comentários e, no final, deixar uma pergunta no ar.
Para começar, sem qualquer dúvida, é triste imaginar, e mais ainda, admitir, que, à essas alturas, dirigentes e jogadores (a torcida talvez não, uma vez que esta raramente toma conhecimento de tudo que ocorre nos bastidores), possam estar gargalhando, desbragadamente, do Juventude, de todos nós, torcedores muriaeenses, e, quem sabe – tomara que não – até da própria Liga. .
Afinal, eles conseguiram o que queriam. Atingiram seu objetivo, que era, desde o princípio, não ir para os pênaltis, aqui em Muriaé. Conforme já afirmamos, se não fossem as bombas, haveria uma outra desculpa. Um “cai-cai”, por exemplo. Ou um “sururu” premeditado, e segue por aí.
Mas, embora possamos estar errados, acreditamos que, se o jogo de domingo não chegou ao final, não foi por falta de segurança, mas por pura “artimanha” do time de Leopoldina.
Basta apenas um pouco de raciocínio para se pensar assim. Ora, assim que os jogadores do Ribeiro Junqueira abandonaram o gramado, após mais de trinta minutos de jogo no segundo tempo, o árbitro Ronaldo Azevedo, acompanhado do jogador Flávio, capitão do Juventude, se dirigiu ao vestiário dos visitantes e conclamou os jogadores do Ribeiro a voltarem à campo.
Portanto, para o árbitro da partida, havia segurança. Tanto havia que, Ronaldão esperou o tempo regulamentar chegar ao fim, para, então, se dirigir ao meio de campo e, com um estridente apito, dar a partida por encerrada. Fica claro aqui que, quem decidiu por não continuar a jogar foi o Ribeiro Junqueira.
Em seguida, cobrado por muitos, o árbitro Ronaldão, em voz alta, para quem quisesse ouvir, falou que “não precisava” caracterizar a cobrança de pênaltis porque “eles – referindo-se aos jogadores do Ribeiro Junqueira – já disseram que não vão voltar para as cobranças dos pênaltis” (sic)
Fica mais claro ainda que, para o árbitro Ronaldo Azevedo, tanto havia garantia e segurança que, se o Ribeiro Junqueira houvesse voltado ao gramado, o jogo teria prosseguido e até a cobrança de pênaltis, se fosse o caso, poderia ter acontecido.
Diante do exposto, com o maior respeito a todos os envolvidos, só nos resta perguntar: afinal quem decidiu se havia ou não segurança para dar prosseguimento à partida de domingo, entre Juventude e Ribeiro?
O árbitro Ronaldão, que foi ao vestiário do RJ e chamou seus jogadores para voltar à campo e, ainda, esperou que o tempo de jogo fosse completado, para depois dar a partida por encerrada, soprando forte o seu apito; ou
foram os próprios jogadores e diretores do Ribeiro Junqueira que assim decidiram, ao não voltar ao gramado?
Fica a pergunta no ar: afinal, DE QUEM FOI A DECISÃO?
E, só para finalizar: segundo ficamos sabendo e ouvimos pela Rádio Muriaé, lá em Leopoldina, no primeiro jogo, durante toda a partida – mais que em Muriaé – também teriam sido jogadas bombas e garrafas cheias de urina, dirigidas não só ao goleiro, como ocorreu aqui, mas também em direção até mesmo de pessoas ligadas à LEM.
E, de acordo com a súmula do árbitro que atuou, aquela partida foi um “jogo normal”. Aqui, “faltou segurança”. Que raios de critérios são esses?
E que Deus proteja a todos, e a nós não desampare jamais.
J A C Y J Ú N I O R
-
11:25 em novembro 1st, 2012
O jaci tem toda razão como posso chamar uma equipe pra jogar e depois de não ter aceito falo que não tem segurança, se não tem segurança não posso fazer convite para a equipe voltar a campo, é o ribeiro manda mesmo nesta lambança kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muriae - MG
13:07 em novembro 1st, 2012
jacy vc pergunta de quem foi a decisao, foi de pessoas que querem o bem do nosso futebol, de pessoas sensatas, como valvernaque, joao , Guto e da diretoria da lem, pessoas essas que ficarm 14 anos sem futebol e jamais aceitaria voltar essa epoca ,nao de pessoas bardeneiras, que nao tem nada pra fazer, nunca fez nada para nosso futebol, quis somente tumultuar, mas e aquele ditado o tiro saiu pela colata, so tenho do do valvernaque e demais do juventude de ter pessoas no meio somente com intuito de tumultar, ta satisfeito com resposta. VOU DEIXAR UMA PERGUNTA AGORA PRA VC, PORQUE O JUVENTUDE GANHANDO DE 1X0 O TORCEDOR NESSA HORA QUE SOLTOU BOMBAS MESMO COM PRESSAO, FICA UMA DUVIDA , QUEM QUERIA A 3 PARTIDA? bola pra frente jacy vc e um desportista, vamos apoiar nosso futebol, ele foi resgatado.abraco, dia 11.11 estaremos la lotando o campo do esporte.
MURIAÉ - MG
15:20 em novembro 1st, 2012
Jacy, a decisão tomada de ter um outra partida foi de pessoas que GOSTAM do futebol de Muriaé, porque se depender de você, do Fernando Seguetto, e de mais umas 4 pessoas, Muriaé não vai ter futebol.
Fico impressionado como esta meia dúzia de pessoas tentam destruir o futebol em Muriaé, porque em vez de ficar criticando, esta meia dúzia não pega para fazer, será porque não tem competência.
Vocês já acabaram com o futebol do nosso querido NAC, com o F C do Porto, agora querem acabar também com o futebol de Muriaé.
Ai eu e que pergunto. QUE RAIOS DE CRITÉRIOS SÃO ESTES.
MURIAÉ - MG
17:46 em novembro 1st, 2012
Concordo plenamente, com o Álvaro e com o Belarmino, esta turninha do gosta de criticar e sempre a mesma, não fazem nada de útil para o esporte de Muriaé.
Os caras que gostam com o José Sereno, Batistão, Pastel, José Geraldo, Toninho,Ronaldão, Valvernaque, Sebastião bigode, João Sorriso, estes caras sim estão de PARABÉNS
-
19:08 em novembro 1st, 2012
tem um ae que faz tanto pelo nosso esporte que domingo na saída do campo foi ovacionado pela torcida recebeu nome de tudo que é jeito rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Muriae - mg
19:18 em novembro 1st, 2012
Verdade é que o juiz da partida ao chamar o RJ pro jogo, estava convicto que tinha segurança para continuar a partida, então não faltou segurança ao contrário do que todo mundo fala ou escreve estava tudo tranquilo, um dia lindo, maravilhoso, poque é ele quem decide e não a equipe do RJ. Se é assim o RJ que não tem poder de tomar decisão de tal fato deveria ter sido punido com o abandono de campo, mas não, esperava-se a súmula para saber o que o árbitro teria relatado. Ele relatou ” o capo de jojo esta tudo belesa vamo juga va da tudo serto” e assim a istória se desenrolou. não prejudicou como ele mesmo falou nem a nem b nem c, como era de se esperar, e seremos felizes para sempre.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
20:47 em novembro 1st, 2012
ovacionado é pouco o cara parecia um pop star de tanto que gritavam o nome dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
muriae - mg
21:06 em novembro 1st, 2012
Boa noite a todos. Vejo que alguns cometários estão equivocados, pois pelo que me lembro o SR. Jacyr não acompanhou o Ronaldão ao vestiário do RJ. Pelo contrário, desconhece como foi o diálogo. Como também desconhece o teor da súmula. Para esclarecimentos, em nenhum momento no interior do vestiário o Ronaldão “chamou” o RJ para o jogo. A conversa no interior do vestiário foi o seguinte: “qual a posição do RJ em relação ao jogo? Tenho o capitão do RJ respondido “Estamos temendo por nossa segurança, o meu goleiro está sem condições físicas e psicologicas de continuar jogando naquela baliza, se a Liga, o Juventude e a arbitragem nos garantir que não irá mais acontecer qualquer atentado contra a gente, e que em qualquer violência contra nós todos esses envolvidos serão responsabilidados”. Se alguém ainda tem dúvidas sobre o relatado, procurem ler a “súmula do jogo” que é um documento público. O problema é que nós temos o péssimo hábito de falar sem termos conhecimento de causa. Agora um tema para reflexão: Vcs já pensaram como que seria a reação daqueles vandalos se o Juventude fosse derrotada nos penaltes, e a equipe do RJ exercecem o direito de comemoração no gramado? Pensem bem.
Muriae - MG
7:19 em novembro 2nd, 2012
conclusão faltou segurança, observador falou tudo, ele estava dentro do vestiario e ficou claro que a liga é culpada de tudo não ofereceu condições para realização do jogo
MURIAÉ - MG
20:05 em novembro 2nd, 2012
Meu amigo e irmão Carlito, até vc esta neste grupinho de malhar a LEM, vc que sempre elogiava a LEM, pra que tanto rancor no coração o que está acontecendo com vc, coloque aquele amor no seu coração meu irmão, tenho certeza que vc sabe que a LEM não tem culpa nenhum nesta situação.
-
20:26 em novembro 2nd, 2012
Samuel, Álvaro, Belarmindo, Zé, Pedro, torcedor disso e daquilo, que são tudo a mesma coisa, né verdade, não tô malhando ninguém, acho que vc tá equivocado, só disponibilizo o espaço para matérias, se tiver alguma, pode me procurar, para isso é só fazer como o Jacy, se identificar, me mandar a cópia da mesma que tô postando, a vc e seus pseudonimos (pesquise no Aurélio) muito obrigado por me acessar diariamente!