A TÍTULO DE PREÂMBULO – queremos deixar bem claro que não há neste texto nenhuma intenção de criticar, atingir ou ofender a quem quer que seja. O que vai escrito abaixo é apenas a nossa opinião. E, ninguém é dono da verdade, muito menos nós, signatário deste. Não há, no mundo inteiro, uma só pessoa que possa se sentir dono da verdade. O único que já existiu foi Jesus Cristo, porque Filho de Deus. Nenhum ser humano, simples mortal como todos os demais, pode se arvorar de Deus, argüindo para si onisciência e onipotência. Estamos apenas usando o nosso direito de expressão. Se, em algum ponto, estivermos errados, paciência.
Usamos, no subtítulo acima, parte do dístico em latim (em português: ainda que tardia) da bandeira do estado de Minas Gerais, surgido por inspiração dos heróis da Conjuração Mineira, porque sabemos que uma matéria, sob o título JUVENTUDE CAMPEÃO, deveria ter sido escrita e, se for o caso, publicada, na segunda feira desta semana, ou, quem sabe, no dia 29 de outubro último.
É que, para escrever este texto, resolvemos esperar um pouco mais, até que o Juventude fosse mesmo reconhecido como vencedor do campeonato não-profissional de Muriaé, versão 2012. Como algumas alterações surgiram, e foram aceitas, levando à realização de uma terceira partida, temíamos que outras modificações pudessem ser adotadas após a partida de domingo (por favor, não vai aqui nenhuma crítica à realização da terceira partida. O Sr, José Geraldo, Ilustre Presidente da Liga Esportiva de Muriaé, já veio a público informar que tudo foi resolvido por comum acordo entre a LEM e as diretorias do Juventude e do Ribeiro Junqueira. Portando, nada mais legítimo do que a implementação da partida do último domingo, em Laranjal).
Mas, acreditem, chegamos mesmo a temer que houvesse um recurso interposto pelo Ribeiro Junqueira. Não? Então, vejamos:
Até agora, pelo menos que seja de nosso conhecimento, nada foi dito, coisa alguma foi tornado público, ninguém falou o que foi feito, qual teria sido o destino, da segunda partida entre JFC e Ribeiro, jogada aqui em Muriáe. 1 Ora , se ela foi validada, ou seja, se valeu a vitória por 1 x 0, do time muriaeense, ficaria caracterizado o abandono de campo por parte do Ribeiro Junqueira, que se negou a voltar para a disputa em pênaltis. O JUVENTUDE teria que ser declarado campeão e, ponto final.
Mas, e se o jogo foi anulado, se de nada valeu, considerando que o time de Leopoldina venceu a primeira partida, o Ribeiro jogaria pelo empate e, em caso de vitória do JFC, a decisão teria que ir para os pênaltis, pois assim estava previsto no Regulamento do Campeonato, aprovado por todos os clubes participantes. .
Alguém, poderá dizer que, no acordo entre as partes, ficou combinado que o vencedor seria o campeão. Mas, como não sabemos se o tal acordo foi lavrado e assinado (e se foi, deveria ter sido tornado público, pois era de interesse de todas as torcidas, inclusive as dos outros clubes que participaram do campeonato, uma vez que o regulamento sofreu alteração), ficamos em dúvida.
E, essa dúvida – que não existe mais – nada tem a ver com a 3ª partida, pois não se tratava do conteúdo e, sim, da forma. Embora a primeira seja mais importante, uma forma defeituosa pode prejudicar o entendimento do conteúdo.
E, tem mais: ninguém ainda imaginou que, se o resultado fosse diferente, poderia ser o Juventude a entrar com recurso, uma vez que o jogador Felipe Sales, foi expulso, pelo menos três vezes (segundo o grande Amaral, amigo e companheiro, da Rádio Muriaé, foram quatro expulsões) e nunca foi denunciado e julgado?
Porém, hoje já é quinta-feira - estamos aproveitando o feriado para elaborar este texto, que só será enviado amanhã, sexta feira, à imprensa em geral e, se será ou não publicado, não sabemos – não há mais qualquer possibilidade de mudanças. Não existe mais a menor dúvida. Portanto, o JUVENTUDE é o CAMPEÃO, de fato e de direito.
Nossas homenagens a todos que participaram dessa campanha vitoriosa e dessa conquista incontestável: jogadores, diretores e torcedores. . O JUVENTUDE foi melhor em tudo: maior número de pontos, ataque mais positivo, defesa menos vazada, artilheiro (Rildo) melhor goleiro (Álvaro), melhor jogador do campeonato (Bruno). Todos os jogadores, Álvaro, Netinho, Bruno, Junete, Humberto, Pablo, Riquinho, Flavinho, Moreno, Rildo, Tiquinho, Tiago Silva (goleiro), Tiago Moreira, Marquinho Menezes, Márcio Carioca, Amendoim, Celsiney, Marcelo, Cotoco, Vinicius, Mucrica, Paulinho, Lucas, Jessé, Artur, Ricardo Bóvio, Zezé, Magal; e os diretores e/ou colaboradores, Édio, Valvernaque, Sebastião Ventura, Israel, Alfredo, Fernando Segueto, Herivelton, João Antônio (técnico), Wendell (massagista), José David, Dorneles, todos estão de parabéns.
Abrimos, aqui, um espaço especial para a torcida do Juventude Futebol Clube. Parte dela foi execrada. Alguns torcedores, taxados de vândalos. E, no fim de tudo, aquela torcida se mostrou maravilhosa, empolgada, presente, tomando conta do campo do Sport, em Laranal, jogando junto, levando o seu time à vitória massacrante sobre o adversário, que, segundo a Rádio Muriaé, na etapa complementar, praticamente, não conseguiu jogar. E, olhem, que não era um adversário qualquer, não. Era o grande Ribeiro Junqueira, o maior time de Leopoldina e um dos maiores e mais respeitados clubes do interior mineiro.
Parabéns, ainda, à nossa Liga Esportiva, pela realização, outra vez exitosa, de mais um campeonato não-profissional, em Muriaé e região. O Senhor Presidente e todos os seus auxiliares merecem, não só os nossos, que pouco valem, mas os cumprimentos de todos os muriaeenses.
E, finalmente, ao JUVENTUDE, além das homenagens, nossos agradecimentos por tão bem representar o futebol de Muriaé.
Muriaé, 15 de novembro de 2012
JACY JÚNIOR
MURIAÉ - MG
15:33 em novembro 17th, 2012
Jacy, depois deste comentário so tenho um coisa para dizer….. VOLTA PARA O CIRCO JACY
muriae - mg
19:28 em novembro 18th, 2012
e jacy, nao deu pra enteder nada, na mesma hora que vc fala que presidente da lem vem a publico informa que houve um acordo , em seguida vc fala que que nao sabe se acordo foi lavrado em ata, uma pergunta porque vc nao participou da reuniao, foi uma reuniao pública com participacao dos clubes e tambem de toda impreensa, estava la a TV cidade, radio muriae e o responsavel pelo blog gazebolandso e bola na rede o sr Teodorico Torres, e muitos desportistas, pra seu conhecimento foi lavrado ata e assinada por todos os presentes, e a pedido do diretor do juventude o sr Joao Antonio foi homologado pelo sr procurador da lem Jose Carlos Batista do Nascimento, a sumuila foi lida, homologado o resultado da partida onde juventude venceu por 1×0, tinha diretor do juventude na reuniao o sr Valvernaque e Joao Antonio, nao tem ninguem la brincando de fazer futebol. ponto final o campeonato foi show jacy. nao tem como mudar isso, parabens pelo seu comentario, so que vc entra muito em contradicao, como vc fala que nao sabe o que aconteceu com partida anterior o juverntude venceu, como vc nao sabe se hou ve um acordo, os diretotes do juventude estava la,e assinaram uma ata, um doct publico, nao foi a lem foi os clubes que aceitaram, a impreensa estava la presente . a reuniao foi publica, acabou o campoenato e o juventude foi merecedor do titulo parabens a toda nossa torcida, eu estava presente na reuniao. acabou e campeao…………
muriae - mg
19:40 em novembro 18th, 2012
esqueci jacy, da uma olhada no site da lem, nota oficial 016/2012 tava esquecendo, foi tudo feito com maior transparencia
muriae - mg
9:10 em novembro 19th, 2012
o procom ta faltando serviço?
um omentario desse e pra deixar a gente
sem o que fala!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk